Nome: Mionecrose infecciosa ou mais familiarmente chamada de doença de Myo.
Sinais clínicos: Os camarões ficam pálidos, depois avermelhados na parte inferior até a cauda.
Método de diagnóstico: O camarão fica com cãibras no tecido muscular, então o segmento do corpo é como uma nuvem branca. Se for grave, o tecido muscular morrerá e ficará vermelho.
Toxicidade: Doença crônica (leva muito tempo para causar a morte). Só pode causar a morte dos dias 9 a 13 após a infecção. Camarões nos estágios de pós-larva, juvenil e adulto na idade de 60 à 80 dias de cultivo podem contrair a viroses, o potencial de morte é de 50 a 70% da população de camarões em lagoas. Baixa salinidade (menor que 30) também acelera a replicação viral, enquanto que na salinidade 35 o processo de replicação é mais lento.
Fatores causadores: A ocorrência dessa doença também será desencadeada pelo declínio da qualidade da água ou pela instabilidade da qualidade da água, especialmente variações de temperatura. A presença de restos de ração que se acumulam no fundo do tanque irá se transformar em amônia, então tem um potencial para ser um veneno que mata o camarão, ou pelo menos deixa o camarão estressado e suscetível a doenças.
Transmissão: A transmissão do IMNV ocorre devido ao canibalismo e através da água, e acredita-se que a transmissão também possa ocorrer do reprodutor para os alevinos.