Nome: Doença da Necrose Hepatopancreática Aguda (AHPND), frequentemente associada ou equiparada à Síndrome de Mortalidade Precoce (SEM).
Sinais clínicos: O camarão com AHPND possui um trato digestivo e hepatopâncreas pálido e encolhido, pele sensível e manchas pretas no hepatopâncreas. A morte pode ocorrer no 10º dia e o camarão murcho afunda no fundo do tanque.
Método de diagnóstico: Os sinais dessa doença são muito comuns em outras doenças já, é necessário fazer um teste histopatológico do hepatopâncreas ou detecção por reação em cadeia da polimerase (PCR), para poder avaliar e validar se realmente o camarão encontra-se doente.
Toxicidade: Pode causar 100% de mortalidade na fase pós-larva no 35º dia de cultivo. Doenças infecciosas podem ocorrer juntamente com outras doenças, como WSSV e EHP.
Fatores causadores: Essa doença também pode ser desencadeada por altas concentrações de matéria orgânica da ração no viveiro, fertilizantes e melaço, temperatura alta, alta salinidade, pH alto, e baixas temperaturas em torno de 20°C por 48 horas podem desencadear a infecção.
Transmissão: Pode ocorrer por canibalismo e por reprodutores (pais para filhos). Depois disso, as bactérias entram nos órgãos digestivos para colonizar e infectar primeiro o estômago e depois o hepatopâncreas.
Referência imagem: https://www.globalseafood.org/advocate/ahpnd-is-a-chronic-disease-in-pacific-white-shrimp-from-latin-america/